Conhecer as especificidades da vigilância sanitária e do controle de qualidade dos alimentos.
Formar profissionais para conhecer e identificar as demandas de vigilância sanitária no controle de qualidade da produção alimentícia.
Conciliar o conhecimento teórico com a sua aplicação prática, de maneira eficiente e objetiva. 
Oferecer conhecimento mais aprofundado sobre os temas de afinidade do setor, de modo que os profissionais possam responder às demandas.
Pensar as questões de saúde relacionadas ao controle de qualidade na produção de alimentos.
Conhecer os procedimentos de vigilância sanitária no controle de qualidade dos alimentos.

Conteúdo da disciplina

11 cursos neste pacote

Tecnologias e Cadeias Agroindustriais

Tecnologias e Cadeias Agroindustriais

Josimara Nolasco Rondon Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2006); Estágio de 12 anos no Instituto de Botânica, em São Paulo. Foi professora do Programa de Pós-Graduação de ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Instituição Universidade Católica Dom Bosco, e do programa de especialização em Biotecnologia, pela Virtual UCDB e Portal Educação. Conteudista da disciplina Bioquímica humana e vegetal, pela UCDB, orientadora de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco. Foi bolsista posdoc do projeto temático Apoio induzido a aplicação de resultados pesquisa e de produtos biotecnológicos enfoque em amiláceas nativas", no edital n 001/2010 MEC/CAPES, desenvolvido no Centro de Tecnologia para o Agronegócio. Gerenciou projetos de políticas públicas-FAPESP (áreas com reflorestamento induzido), Sequestro de carbono em reflorestamentos do estado de São Paulo (2003 a 2007), e junto à SMA de São Paulo. Membro do grupo de pesquisa do CNPQ "Bioquímica de carboidratos de reserva e ecofisiologia de plantas nativas (IBt/USP/SP) e do grupo de pesquisa "Recuperação de Áreas Degradadas" (IBt-FAPESP), filiada ao grupo de pesquisa do estado de São Paulo /Secretaria de Meio Ambiente do estado de São Paulo. É consultor AdDoc da revista Arvore. Foi pesquisador DCR na UFMS, na área de biotecnologia e bioquímica, onde realizou testes de inibidores enzimáticos de alantoína no metabolismo nitrogenado de espécie invasora de pastagens e de áreas degradadas. Atua nas seguintes linhas de Pesquisa: Bioquímica de reserva de carboidratos, Metabolismo nitrogenado de plantas nativas de cerrado, Cultivo in vitro vegetal, Produção de mudas de cerrado e Mata Atlântica, biorremediação, Eficiência e reuso de nitrogênio vegetal, Inibidores enzimáticos de alantoína, Regeneração natural, Desenvolvimento e crescimento vegetal, Fotoperiodismo, Recuperação de áreas degradadas, Monitoramento ambiental, Reflorestamentos induzidos com espécies nativas, Clonagem ex situ de espécies de interesse moveleiro e bioenergético (bambus de várias espécies). Utilização de processos de hidrólise e via enzimática de fungos basidiomicetos naturais da flora de cerrado. Experiência com testes de inseticidas e larvicidas naturais. Pesquisas inovações tecnológicas visando biorremediação, fitorremediação e remediação de solos e ambientes contaminados com metais perigosos, óleos, hidrocarbonetos, furanos e metais pesados. Professora conteudista da Faculdade Novoeste, professora formadora de professores em ciências biológicas licenciatura (modalidade EAD/SEDFOR/UFMS); Pesquisadora de desenvolvimento de bioativos pela empresa Zymbro Comercio de plantas LTDA.

Vigilância Sanitária Laboratorial

Vigilância Sanitária Laboratorial

Camila Amato Montalbano Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGDIP-UFMS), Mestra em Doenças infecciosas e Parasitárias (Finalizado em março/2017 através do PPGDIP-UFMS). Possui Pós-Graduação (MBA) em Gestão de saúde e administração hospitalar pela Universidade Estácio de Sá-RJ, Pós-graduação em análises clínicas e é graduada em Farmácia Generalista pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande - MS. Atualmente é coordenadora do módulo temático de Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente no curso segundo ano de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e tutora e docente também neste curso de medicina no 2º, 3º e 4º ano. Atua também como docente nos cursos de pós graduação Lato sensu em Análises clínicas e Farmácia clínica do Instituto MaxPós, leciona nos cursos técnicos em farmácia e em análises clínicas no SENAC e foi coordenadora do curso de Pós-graduação em Farmácia clínica do Instituto MaxPós. Já atuou como docente em diversos cursos técnicos no CENTEC- Instituto Paulo Freire. Participou como membro da comissão de incentivo à pesquisa clínica do Conselho Regional de Mato Grosso do Sul (CRF-MS). Atuou como diretora técnica na farmácia do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida de Água Clara-MS e como responsável técnica no Laboratório Célula de análises clínicas em Campo Grande - MS. Possui conhecimento em 5 idiomas: Português, Inglês, Italiano, Francês e espanhol.

  • 1
  • 2

Assista a Pós-graduação e leve a sua carreira para o próximo nível!